Latitudes 1x01-08: Paris-Istambul

“A minha vida ta uma bagunça. Já tava uma bagunça quando você apareceu. Só que pelo menos eu não acordava todo dia pensando nisso. E agora ta insuportável a sensação de que eu preciso fazer alguma coisa. Sendo que eu já tinha decidido que eu não ia fazer nada. Porque algumas coisas na vida não mudam. Inclusive eu.”

Você pode fazer da sua casa o seu mundo ou do mundo a sua casa. Essa é uma das premissas de Latitudes, web série brasileira que retrata o relacionamento casual de uma colunista de moda e um fotógrafo em seus encontros ao redor do mundo. Com cenários detalhados, diálogos sussurrantes e o típico texto inteligente que se constrói em referências a elementos citados, o grande destaque da produção é o elenco. Os protagonistas são representados  pelo eterno Cazuza, Daniel de Oliveira, e a talentosíssima Alice Braga, recentemente nos cinemas no filme Elysium.

                                   
                                   
                                            
                                                                               
                                 




A trama gira em torno de Olivia e José, que após um encontro inesperado em Paris passam a experimentar uma sensação de possibilidade ou ideia fixa como Olivia especifica, vindo eles a se encontrar coincidentemente em Londres tempos depois. O seu primeiro contato, uma iniciativa de José  que evolui para o sexo casual, se distancia das românticas construções típicas das novelas, revelando um caráter moderno da trama. Depois da coincidência vem o padrão e os dois passam a se encontrar numa espécie de refúgio para suas vidas sufocantes. Ao longo disso, somos postos diante de um arco de crescimento das suas personalidades. Olivia, a típica mulher controladora, se revela insegura diante da proximidade, preferindo manter as rédeas da situação mesmo quando claramente ela não possui mais o controle sobre seus sentimentos. Já José caminha em direção contrária, evidenciando seu perfil livre e sua capacidade de expor o que sente.
                                        

As coisas se complicam quando os fatores externos invadem o relacionamento dos dois, expandindo a trama. Ao mesmo tempo, Olivia e José experimentam uma inversão de realidades, fazendo ele entender um mundo que ele antes questionava. O grande destaque deste arco é o ator argentino Michel Noher, no papel do namorado de Olivia, e que se equipara aos protagonistas em  atuação, ao confrontar Olivia sobre suas decisões.

A grande moral da história, apesar de ser uma conclusão pessoal, é que às vezes tudo o que você precisa para se re-conectar consigo mesmo é voltar para casa. Latitudes abre precedentes na web dramaturgia brasileira, trazendo uma produção sólida, inovadora e de qualidade. Todos os episódios podem ser visto na página do projeto.


0 comentários:

Postar um comentário