A interatividade de Geração Brasil


Extraído de: http://gshow.globo.com/

Novela das 19h, Geração Brasil surgiu tendo como proposta principal a  de retratar o ambiente tecnológico. A novela faz parte da estratégia da Globo em trazer atrações longe dos moldes tradicionais novelísticos (mesmo caso de Meu Pedacinho de Chão), e ao mesmo tempo atrair um público mais jovem, mais acostumado a plataforma web como alternativa de entretenimento. Como a possibilidade musical já havia sido usada pelas autoras no sucesso Cheias de charme, a opção aqui foi usar meio dos famigerados aplicativos e com isso tentar ações transmídia que trouxessem o telespectador para dentro da trama. O primeiro passo foi o aplicativo Filma-e, que por meio de desafios, lançados durante os capítulos de quatro minutos durante a copa, permitiam ao usuário participar da trama ao passo que o desempenho da interface influenciaria no resultado do reality disputado pelos personagens.

Com esta fase já finalizada, a segunda etapa de promoção é trazer o público para o programa da personagem Pamela Parker (a talentosíssima Claúdia Abreu) e que pretende retratar o cotidiano de jovens desempregados ao mesmo tempo em que proporcionar alternativas de mudança de vida. A novidade é que o público pode participar do programa, e no site da novela estão abertas as inscrições. Para participar basta enviar um vídeo pelo aplicativo, dizendo por que você merece a vaga.

Sem dúvidas, a emissora está de parabéns por buscar ousar na sua temática e ampliar seu público noturno. Apesar disso, as ações não parecem estar produzindo o efeito desejado e entre as principais razões está justamente seu argumento principal. Ao tentar atrair um público mais conectado, a trama acabou afastando seu público convencional, mais acostumado com a estrutura tradicional de novelas com sua mocinha sofredoras, amores impossíveis e vilões diabólicos. Outra razão é o baixo carisma do trio protagonista, que pelo menos nesta novela, não consegue convencer e ganhar a torcida do público, um problema enfrentado pela sua antecessora Além do Horizonte.

Se você ficou interessado em participar do novo reality da novela, basta baixar o Filma-e neste link, instalar o aplicativo e mandar seu vídeo para a produção. O programa estreia no final de julho.