O que esperar de Império, nova novela das nove



A Globo deve estar muito aliviada com o fim de Em famíliazzzzz que encerrou sua trajetória, na última sexta, com o título de novela das nove com menor audiência de todos os tempos. Sendo assim, Império já chega com as responsabilidade de resgatar o público do horário, afastado pela falta de acontecimentos relevantes na trama anterior. O momento também faz parte de uma estratégia do canal em renovar sua programação e despertar o público com várias estreias como a nova Malhação, O Rebu e Boogie Oogie, que deve substituir a encantadora Meu pedacinho de Chão. 

Mas afinal, sobre o que é Império? Se assim como eu, você estava curioso para saber se essa novela vai ser boa, resolvi separar alguns aspectos da nova trama e assim saber o que esperar dessa produção.

O ENREDO

Império possui um nome bem apropriado, uma vez que retrata os conflitos de uma família que conseguiu construir um verdadeiro domínio no mercado de jóias, porém não pelos meios legais. A novela se passa em duas fases para  nos ajudar a entender como essa conquista ocorre. O protagonista, José Alfredo (Chay Suede/ Alexandre Nero) chega do nordeste para viver na casa do irmão e acaba se envolvendo com sua cunhada, Eliane (Mallu Galli/ Vanessa Giácomo). Quando o caso é descoberto, ele foge e acabada empregado por Sebastião, dono de um garimpo de exploração de diamantes. Após a morte deste, José herda o negócio e o expande com a ajuda de Maria Joaquina (Regina Duarte) que o auxilia no contrabando das jóias. José então se casa com Maria Marta (Adriana Birolli/ Lilia Cabral) e constrói uma família com ela. Trinta anos depois, com seu império já formado, eles convivem com os reflexos de uma vida construída sobre mentiras e corrupção. Paralelamente, Eliane, agora viúva, leva uma vida simples e guarda o segredo sobre a paternidade de sua filha Cristiana (Leandra Leal), que pode ser uma das herdeiras do império de José.

O AUTOR

O fato de Império ser uma novela de Aguinaldo Silva já coloca a trama como bastante promissora. Autor de Fina Estampa e da extraordinária Senhora do Destino, Aguinaldo costuma empregar uma ritmo muito ágil a sua narrativa. Algo que torna cada capítulo fundamental e cheio de acontecimentos relevantes, pois mesmo quando a trama principal parece descansar, ele tende a ressaltar seus coadjuvantes com plots interessantes. Além disso, ele sabe construir vilãs maquiavélicas e cruéis (Nazaré vive até hoje) e só de pensar que Cora (vilã de Império) será vivida por Marjorie Estiano < 3 e depois por Drica Morais < 3 já me leva gratuitamente para frente da tv. Outro aspecto do escritor é que ele não emprega uma estrutura convencional no seu elenco principal, pois não temos a narrativa focada em um casal e sim em um conjunto, o que torna tudo mais dinâmico e permite que o público se envolva com vários personagens, geralmente humanos e não idealizados. 

POLÊMICA

Novela das oito precisa ter baixaria e muita polêmica. Fato. E como a família brasileira já está morta e enterrada depois do beijo Félix-Niko e o casamento de Clarina (pois óbvio, ninguém consegue assistir cenas assim sem se converter), não poderia faltar um plot gay nessa novela. Com isso, José Mayer interpretará Claúdio, um homem casado que mantém um relacionamento amoroso com Leonardo (Klebber Toledo). E a produção já anunciou beijo gay e pegação entre eles. Hã-rã. Além disso, Marina Ruy Barbosa retorna à tv em cenas sensuais, na pela de Maria Isis, amante de José Alfredo.

                                   
ELENCO

Pelos que foram citados, dá pra perceber que Império tem um elenco de gigantes e mesmo os mais novos tem um vasto currículo televisivo ou participações marcantes em tramas da Globo como é o caso de Caio Blat, Nanda Costa, Daniel Rocha e até Viviane Araújo.

Então, já sei tudo isso, como faço para acompanhar?

Império estreia segunda (21/07) as 21h10min no canal Globo. 

0 comentários:

Postar um comentário